sábado, 30 de junho de 2012

O Rádio na Educação.


 O Rádio na Educação.

As tecnologias de informação e comunicação ocupam um papel importante na sociedade atual. Hoje, podemos afirmar que as TICS fazem parte da comunidade escolar, pois alunos e professores levam para as salas de aula informações adquiridas nas mais diversas mídias.
O rádio é o meio de comunicação de massa mais popular, muitas vezes, o único a levar a informação e o entretenimento para populações que não têm acesso a outros meios.
O rádio é um meio de comunicação simples e de fácil acesso e é usado como instrumento pedagógico pois propõe uma alternativa de ensino-aprendizagem diferenciada. Ele não foi desenvolvido com finalidades educacionais porem demonstra hoje que dentro da escola ele pode ser bastante útil, propiciando experiências estimulantes na educação.

A TV na Educação.



A TV na Educação.


A educação foi e continua sendo o principal fator para o desenvolvimento de um País. A TV no Brasil pode ocupar um papel de destaque na formação da população por ser um meio de comunicação e está presente em quase todas as residências.
A TV digital é uma revolução combinando as características de uma televisão tradicional com as potencialidades do computador. Os benefícios da TV digital pode se estender a uma vasta camada da população desde que ela seja incorporada ao currículo escolar, porém é necessário que os professores vejam a mesma como uma amiga, pois ela abre as portas do aluno para desenvolver a capacidade de produzir, analisar e criar o seu próprio conhecimento. Essa ferramenta será de fácil utilização e o professor poderá interagir com o conteúdo obtendo uma programação que se desenvolverá conforme a dinâmica da aula e a participação dos alunos.

A Internet na Educação.


A internet na Educação.



 


O material impresso sempre teve grande importância na difusão de conhecimento, porém atualmente ele deixou de ser a única fonte de leitura e vem dando lugar a leitura eletrônica. A internet vem nos colocando em um mundo novo de leitura e escrita através da hipermídia. Com os hipertextos o leitor pode interagir de maneira mais dinâmica com as informações buscando explorar significado com mais eficiência e facilidade. Os hipertextos possuem características que o diferenciam de um texto convencional. Suas principais características são interatividade, pluritextualidade e intertextualidade. Elas fazem o leitor construir ativamente seu próprio percurso e estará realizando tentativas de compreender, pois é ele mesmo que define o que será lido e compreendido.
A Internet está provocando uma grande mudança no mundo nas questões de educação, comércio, comunicação e em nossas vidas pessoais. É um mundo a ser descoberto cheio de fatos, imagens e pessoas interessantes.
 O mundo virtual da Internet também possui seus perigos. E às vezes os pais têm pouca ou nenhuma oportunidade para revisar ou controlar a navegação de seus filhos.É dever dos pais proteger os adolescentes dos perigos da Internet. Devemos orientá-los para nunca divulgarem informações de sua vida para estranhos. Conhecer a Internet é a melhor forma de ajudar nossos filhos a evitar suas perigosas armadilhas. Devemos procurar conhecer e utilizar os mecanismos de proteção que a tecnologia lhe proporciona, porém, temos que lembrar que nenhum software pode substituir um pai atento.
A Internet também está explodindo na educação. As redes atraem os estudantes. Eles gostam de navegar, de descobrir endereços novos, de divulgar suas descobertas, de comunicar-se com outros colegas. Mas também podem perder-se entre tantas conexões possíveis, tendo dificuldade em escolher o que é significativo, em fazer relações, em questionar afirmações problemáticas.
Ensinar utilizando a Internet pressupõe uma atitude do professor diferente da convencional. O professor não é o "informador", o que centraliza a informação. A informação está em inúmeros bancos de dados, em revistas, livros, textos, endereços de todo o mundo. O professor é o coordenador do processo, o responsável na sala de aula. Sua primeira tarefa é sensibilizar os alunos, motivá-los para a importância da matéria, mostrando entusiasmo, ligação da matéria com os interesses dos alunos. A Internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Essa motivação aumenta, se o professor a faz em um clima de confiança, de abertura, de cordialidade com os alunos.

O Uso de Blogs na Educação


O uso de blogs na educação.


 O uso das tecnologias de informação e comunicação vem crescendo em todos os setores da sociedade. Na educação também não é diferente, o uso dessas tecnologias vem modificando a forma de pensar e ensinar dos professores.
As mídias podem colaborar com os professores na criação de situações de aprendizagem estimulando os educandos a participarem de forma ativa das aulas.
O uso de blog deve ser encarado pelo professor de forma positiva, pois ele proporciona ao aluno a descoberta e a construção de conhecimento. Ele permite preparar o educando para participarem em redes sociais onde o conhecimento é construído e compartilhado.
O blog na escola tem várias utilidades podendo ser utilizado por professores e alunos. É um meio de comunicação democrático, através dele podemos integrar as atividades pedagógicas com o meio virtual expandindo além da escola, propor debates sobre temas diversos, orientar atividades, desenvolver trabalhos colaborativos, ou seja, produzir conhecimento.
O blog ajuda a escola a desempenhar melhor o seu papel que é formar cidadãos para o mundo globalizado no qual estamos inseridos e que tenham uma visão crítica na maneira de pensar, opinar, entender e interagir na sociedade facilitando assim o processo de ensino aprendizagem.

A Importância do Material Impresso.


A Importância do Material Impresso.

A leitura de livros torna as pessoas verdadeiros cidadãos. Mas para que isso ocorra é necessário que o professor estimule seus alunos a realizarem leitura, dando-lhes condições para que eles realizarem tal tarefa. A escola tem que ser um espaço para a prática da leitura por meio da qual os alunos poderão analisar discutir, e refletir sobre acontecimentos da sociedade atual.
Apesar de o livro impresso ser o mais importante meio de transmissão do conhecimento e o suporte para a formação intelectual, hoje em dia ele deixou de ser o único objeto de leitura. Os livros sempre estarão presentes em nossas vidas. Mesmo com todo o avanço tecnológico o material impresso sempre será utilizado por todos.
Atualmente a internet está criando novas linguagens na qual está sendo naturalmente incorporadas a nossa linguagem e escrita. Mesmo com os avanços tecnológicos que surgem a cada dia o livro nunca perderá sua importância, visto que a internet não faz parte da vida de todas as pessoas onde muitas delas não têm conhecimento na área de informática, nem acesso a computado.
Hoje o material impresso está passando por mudanças importantes, muitos deles além de serem impressos passaram a ser distribuídos em formato eletrônico e a internet possibilita o leitor chegar a fontes de informações de maneira rápida e está nos reintroduzindo a leitura e escrita e criando novas linguagens que são usadas para comunicação. Porém os livros devem ser utilizados como qualquer outra tecnologia principalmente porque é um recurso que a maioria das escolas possui. A escola é um espaço para a prática de leitura seja eles através de livros didáticos, jornais, revistas, gibis ou leituras da internet.




O material impresso sempre vai fazer parte de nossas vidas!




O Rádio como Recurso Didático.


O Rádio Como Recurso Didático.
O rádio é um meio de comunicação de massa muito importante e que evoluiu muito desde o seu aparecimento. Samuel Morse (1791-1872) inventou em 1837 um código composto de sinais sonoros esse código era chamado de Código Norse. As primeiras transmissões de rádio foram realizadas nesse código. Desde o seu aparecimento o rádio evoluiu muito.
O rádio é um meio de comunicação e pode ser utilizado em sala de aula como um excelente recurso didático que estimula e favorece na leitura e a produção de texto que hoje está sendo um grande problema enfrentado por nós professores. Nas escolas onde o rádio é utilizado foi verificado que os alunos melhoram a leitura e produção de texto. Ele deve ser utilizado por todos os professores d qualquer disciplina.
Além de trabalhar com programas de rádio devemos criar uma rádio na escola, pois ela também favorece a leitura e a produção de texto dos nossos educando.

Vídeo Educação Infantil: Hábitos de Higiene.


Escovando os dentes.





Esse vídeo é usado para ensinar as crianças que devemos escovar os dentes para que os mesmos fiquem limpos e livres de cárie.

Vídeo Educação Infantil: Conhecendo os Alimentos


Conhecendo os alimentos.


 


Esse vídeo foi trabalhado, com o objetivo de fazer o educando conhecer as origens dos alimentos e amecessidade de se ter ama alimentação saudável e correta. Eles puderam observar quais os alimentos que fazem bem para a nossa saúde.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Fotos do Encerramento do I Semestre 2012.


Fotos da: Escola Recanto dos Pequeninos.
Rua José Bonifácio, 258.
Rio Real - BA.

Apresentação das turmas do Jardim I e II.
Tema: Borboleta.




Escola Recanto dos Pequeninos em Rio Real Bahia.
 




Apresentação da turma do Maternal.
Tema: Os índiozinhos.










Com a ajuda de Deus em primeiro lugar e depois com a ajuda de todos vocês chegamos até aqui!

Fotos do Encerramento do II Semestre: Ano 2011

FOTOS DA: ESCOLA RECANTO DOS PEQUENINOS.
RUA JOSÉ BONIFÁCIO, 258.
RIO REAL - BA.


Encerramento do Segundo Semestre.
 Ano 2011.
Diretora e professoras da Escola.



Apresentação da Turma do Maternal.
Tema: Ônibus da Xuxa.









 
Apresentação da Turma do Jardim I.
Tema: Linda Rosa Juvenil.



              




 Apresentação da Turma do Jardim II. 
Tema: Paródia: Música de Roberto Carlos.
 Despedida.


Nossos alunos e todos que ajudaram a Escola durante o ano de 2011.
 Turma do Maternal 2011.




Turma do Jardim I 2011.


Turma do Jardim II 2011.





Pai de aluna agradecendo a todo corpo docente da Escola por tudo que foi feito por sua filha.




Agradecemos a Deus em primeiro lugar e a todos que fizeram parte dessa Escola esse ano.
Apesar das dificuldades, conseguimos chegar ao final do ano letivo de  2011.

Vídeo Educação Infantil: Alimentação Saudável


Alimentação Saudável.



Esse vídeo foi trabalhado no projeto alimentação saudável. Logo após podemos observar diferença nos hábitos alimentares dos educandos. Antes do projeto, os lanches eram sucos de caixinha e muitas frituras etc. Depois do projeto as crianças passaram a trazer para a escola frutas, melhorando assim seus hábitos alimentares. Foi muito bom.


Vídeo Educação Infantil: Economizar Água.


Economizar Água.


Esse vídeo foi trabalhado durante o projeto a água e suas utilidades.  Foi trabalhado a questão de que a água do nosso planeta está acabando e que precisamos fazer uso dela sem desperdiçá-la.

Vídeo Educação Infantil: Semana do Trânsito.

Semana do Trânsito.


 
Esse vídeo foi trabalhado pelos professores na semana do trânsito. Montamos um semáforo, alguns alunos fizeram o papel de meios de transportes e outros foram os pedestres. Foi bastante interessante e as crianças puderam aprender o conteúdo de uma forma lúdica.

Vídeo Educação Infantil: Hábitos de Higiene.

Hábitos de Higiene.




Esse vídeo foi usado pelas professoras para trabalharem hábitos de higiene. Foi um dia divertido. Todos tomaram banho e aprenderam que devemos tomar banho todos os dias para ficarmos cheirosos e limpinhos.

Vídeo Educação Infantil: Meio Ambiente.


Meio Ambiente.



Esse vídeo foi utilizado pelas professoras para dar aulas sobre a preservação do meio ambiente. O alunos, participaram de jogos, cantaram músicas, criaram objetos com materiais reciclados. Foi maravilhoso. Toda a comunidade pode participar e aprender como preservar o meio ambiente.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Fotos do Dia do Soldado.


A Escola Recanto dos Pequeninos, realiza atividades do dia do Soldado.

Vejamos algumas fotos:

Turma do JardimII Porfessora Cristina.

 

   Turma do Jardim I Porfessora Adriana.


Turma do maternal Professora Joselia.



Nesse dia, os alunos brincaram, imitaram soldados, realizaram jogos, se divertiram bastante respeitando e valorizando a importância do Soldado em nossa sociedade.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Projeto Educação Infantil: A chegada dos Portugueses ao Brasil


Projeto: A chegada dos Portugueses ao Brasil.


Apresentação:
Imaginem como os índios, primeiros habitantes do Brasil, os verdadeiros brasileiros não ficaram assustados ao verem aquelas imensas caravelas chegando! Talvez eles pensassem que os deuses vieram visitá-los. Nem imaginavam o que vinha pela frente, muito trabalho e escravidão. Os índios não aceitaram a situação facilmente, eles lutaram e mataram muitos brancos, e morreram também muitos índios durante a colonização portuguesa.
Mas como dizem os livros da História do Brasil, no dia 22 de abril de 1500 chegou a terras brasileiras 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral.
Justificativa:

No ano de 1500, há mais de 500 anos, Pedro Álvares Cabral e outros portugueses chegaram às terras do Brasil. Na época, aqui viviam apenas os índios, não havia cidades, estradas, carros... Os índios caçavam e plantavam apenas aquilo que eles necessitavam para comer em seu dia-a-dia. Os portugueses estranharam muito que os índios vivessem nus e não morassem em cidades. A única mão de obra que existia era a dos índios que recebiam qualquer coisa (espelho, facas, apitos, chocalhos, etc.) como pagamento para cortar e carregar as toras de madeiras até a praia, de onde eram levadas de barcos para as caravelas.
Objetivos:
·       Identificar a diferença entre a cultura indígena e a cultura portuguesa
·       Identificar heranças portuguesas na nossa cultura;
·        Valorizar o descobrimento do Brasil, e as mudanças ocorridas no modo de viver dos brasileiros.
Atividades a serem trabalhadas:

· Leituras informativas e recreativas;
· Poesia;
· Músicas;
· Cruzadinhas;
· Maquetes.
· Produção de texto.
· Painéis;
· Pesquisas;
· Desenho
· Recorte e colagem;
· Brincadeiras portuguesas;
· Quebra-cabeça;
· Cartazes;
· Dobraduras;
· Confecção de mural;
· Ditado;
· Pintura;
· Bingo;
· Carta enigmática;
Avaliação:

A avaliação será feita através da participação do aluno nas atividades realizadas.
Culminância:
Para encerrar o projeto faremos uma exposição dos trabalhos realizados com os alunos onde juntos cantaremos músicas que retratem o descobrimento do Brasil. 

Projeto Educação Infantil: Água e suas utilidades


Projeto Água e Suas Utilidades.

                                              
  
Apresentação:

"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". Jostein Gaarder.
A sociedade brasileira vem preocupando-se cada vez mais com a qualidade de vida. Os cuidados com a saúde e com o meio ambiente são atitudes constantes da prática de quem busca essa melhoria. Conscientizar os alunos da necessidade de participarem de atividades que visem o bem-estar dos seres humanos é um desafio que muitos educadores encontram em sua caminhada.
Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos.

Justificativa:

Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.
Objetivos:

  • Saber sobre a necessidade de se economizar água.
  • Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
  • Compreender o ciclo da água.
  • Conhecer as causas da poluição da água.
  • Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
  • Identificar o percurso da água do rio até as casas.
  • Conhecer os estados físicos da água (sólido, líquido e gasoso)
  • Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.
  • Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água.
  • Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída.
Atividades a serem realizadas:

  • Conversa informal
  • Leitura de histórias com o tema
  • Construção de cartazes
  • Expor fotos de rios poluídos
  • Realizar experiências com o ciclo da água
  • Poemas;
  • Painéis;
  • Pesquisas;
  • Danças,
  • Desenho;
  • Músicas;
  • Pintura;
  • Brincadeiras infantis;
  • Jogos diversos;
  • Ditado;
  • Recorte e colagem;
  • Carta enigmática
  • Literatura infantil;
  • Vídeos;
  • Fantoches;
  • Máscaras;
  • Murais informativos;
Avaliação:
Deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.

Culminância:

Espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizado.

Projeto Educação Infantil: Dia do Circo.


Dia do Circo.


                                                             

       
Apresentação:

Possibilitar o trabalho de desenvolvimento da Língua Oral e Escrita com noções presentes no cotidiano das crianças, bem como levá-las a descobrir suas próprias estratégias desenvolvendo sua autoconfiança ao lidar com conceitos matemáticos.
Através do mundo mágico o circo, a criança ampliará sua construção de conhecimento sobre leitura e escrita.

Justificativa:

Na Educação Infantil, devemos promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
Resolvemos aliar o desenvolvimento dessas competências ao projeto sobre o circo para que as crianças resgatem um pouco da história desse mundo tão mágico de forma que aprendam gerando prazer pelas novas conquistas adquiridas.
Objetivos:

· Conhecer a história do circo;
· Conhecer o circo e suas atribuições;
· Identificar personagens do circo e suas atrações;
· Conhecer a função de cada personagem do circo;
· Conhecer a linguagem usada no circo;
· Saber como vivem as crianças que moram no circo;
· Representar papéis referentes aos personagens do circo;
· Dramatizar movimentos dos personagens do circo;
· Imitar animais circenses;
· Participar de brincadeiras relativas ao circo;
· Cantar músicas de circo;
· Participar de trabalhos de movimento corporal, imitando personagens circenses;
· Valorizar o circo como uma grande expressão cultural;
· Respeitar o trabalho dos personagens do circo;
· Respeitar os animais que fazem parte do circo;
· Saber trabalhar em grupo;
· Saber ouvir e esperar a sua vez para falar;
Atividades a serem trabalhadas:
· Cantar músicas referentes ao tema;
· Elaborar textos referentes ao tema;
· Pesquisas;
· Confecção de cartazes;
· Recorte e colagem;
· Dobraduras;
· Conversas informais;
· Leitura de poesias;
· Dramatização de palhaços
· Leitura de história sobre o tema;
· Bingo
· Carta enigmática
· Fantoche
· Modelagem;
· Desenho e pintura;
· Dança;
· Pequenos jogos;
· Dramatização;
· Assistir ao filme "Patati e Patata";
· Oficina de sucata: Confecção de um palhaço;
· Jogo da memória com figuras circenses.
· Desenhar e apreciar cenas de circo.
· Produção de texto através de figuras sobre o circo
Avaliação:

O desenvolvimento deste projeto será considerado satisfatório se o grupo apresentar interesse durante a apresentação das atividades, e que essas sejam gostosas e contribuam para a mudança de comportamento através de um aprendizado significativo.

Culminância:


Apresentação realizada para a comunidade escolar e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, com brincadeiras, músicas do circo, imitação de palhaços, mágicas, etc.