sábado, 22 de setembro de 2012

O uso do blog no processo da leitura e escrita




1- INTRODUÇÃO


 

O trabalho de educar deve garantir a formação da cidadania proporcionando a aquisição de conhecimento utilizando recursos que forneça ao educando conhecimento de forma prazerosa e diversificada.

O projeto visa realizar um trabalho sério sobre leitura e escrita no espaço escolar através do uso de blog, pois dificuldade de leitura e escrita são reclamações frequentes de todos os educadores. Pensando na grande dificuldade de expressão oral e escrita dos alunos do Ensino Fundamental teve a iniciativa de idealizar esse projeto objetivando associar o uso de “blog na educação”, como um recurso inovador e atrativo para os adolescentes, que visa buscar soluções para os problemas enfrentados no processo ensino aprendizagem e no dia-a-dia.

A tecnologia de informação e comunicação “BLOG” oferece à escola a oportunidade de renovar a cultura escolar trazendo ressignificação do seu contexto tornando o conhecimento mais próximo da realidade do aluno oferecendo subsídios para mudança na prática pedagógica.

A escola precisa tornar a leitura prazerosa e com real significado para o educando. A leitura não pode se tornar uma obrigação, pois se for uma obrigação à mesma se resume em simples enfado. Para suscitar esse desejo e garantir o prazer da leitura os educandos, terão o direito de escolher o que ler ou reler em qualquer lugar e a qualquer hora.

É papel da escola e do educador oferecer material necessário de qualidade para os alunos praticarem a leitura de forma eficaz. Ao melhorar a leitura, melhora-se também a produção de texto do educando, pois o fracasso na produção de textual deve-se justamente a falta da leitura.

A relevância desse projeto é aprofundar conhecimento sobre leitura e escrita visando despertar no aluno o gosto por diferentes tipos de leitura estimulando assim a produção de texto usando o blog como ferramenta educacional que proporciona leitura e escrita de forma diversificada e inovadora.

O uso de blog deve ser encarado pelo professor de forma positiva, pois ele proporciona ao aluno a descoberta e a construção de conhecimento. Ele permite preparar o educando para participarem em redes sociais onde o conhecimento é construído e compartilhado.

O blog é um meio de comunicação democrático, através dele podemos integrar as atividades pedagógicas com o meio virtual expandindo além da escola, propondo leituras sobre temas diversos, orientando atividades, desenvolvendo trabalhos colaborativos, ou seja, produzindo conhecimento.

Assim, associar leitura e escrita ao uso de blog será uma maneira de criar oportunidades para realização de leitura e produção de textos, fazendo o educando pensar, opinar, entender, e interagir na sociedade facilitando assim o processo de ensino aprendizagem.

 

 

2- QUESTÕES NORTEADORAS:


 

·         Porque os alunos apresentam dificuldade em realizar leituras?

·         Porque os alunos sentem dificuldade em realizar produções de texto?

·         O que leva ao educando a falta de interesse em relação à leitura e produção de texto?

·         Como o professor pode utilizar o blog para desenvolver a leitura e produção de texto?

·         Em que o blog pode ajudar no processo de leitura e escrita?

·         O blog é uma ferramenta que deve ser utilizada pelo educador para o desenvolvimento do educando?

·         Como o blog auxilia o educador no processo da leitura e escrita?

 

 

3- OBJETIVOS


3.1  OBJETIVO GERAL:


 

·         Expandir, através do blog, o uso da linguagem conhecendo e respeitando as diferentes variedades linguísticas do português falado, compreendendo os textos orais e escritos, interpretando-os corretamente e valorizando a leitura através do blog, como fonte de informação e de acesso ao mundo.

 

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


 

·         Despertar através do uso do blog o prazer pela leitura proporcionando assim uma melhor aprendizagem.

·         Capacitar o educando através do uso do blog para a produção de diferentes tipos de texto.

·         Usar o blog para adquirir conhecimento novo através da realização de leituras.

·         Ampliar a visão de mundo do educando inserindo-o, através do blog, na cultura letrada.

·         Desenvolver a imaginação utilizando o blog como ferramenta necessária a esse desenvolvimento.

 

 

4-REFERENCIAL TEÓRICO


 

A leitura e escrita são atividades fundamentais para o desenvolvimento e a formação de qualquer individuo, pois por meio dela, o homem se comunica e tem acesso a informações diferentes produzindo conhecimento. Sendo assim, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os educandos acesso a saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania.

Para Emília Ferreiro (2000) nenhuma prática pedagógica é neutra. Todas estão apoiadas em certo modo de conceber o processo de aprendizagem como objetivo dessa aprendizagem.

Emília Ferreiro (1999) afirma ainda que a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo inicio é na maioria dos casos anterior a escola e que não termina ao finalizara escola primária.

Para Ferreiro & Teberosky (1985) a preocupação dos educadores tem-se voltado para a busca do melhor ou do mais eficaz dos métodos para alfabetizar. Educadores de todas as disciplinas tem se preocupado com cada vez mais com o crescente número de alunos que chegam na 6º ano do ensino Fundamental sem saber ler e interpretar de forma correta. Sendo assim, torna-se necessário melhorar o nível de leitura e produção textual desses alunos.

Em tempos modernos, onde a escola deve oferecer condições para que o aluno realize leitura e produza textos coerentes e significativos, o blog apresenta uma nova realidade nos processos não só de comunicação mais também de leitura e escrita. O blog proporciona ao educando oportunidade de aumentar às possibilidades de acesso a informação sendo uma excelente oportunidade para professores promoverem o desenvolvimento da leitura e escrita dos educandos através de um recurso inovador.

 “Os blogs representam uma excelente oportunidade para educadores promoverem a alfabetização através de narrativas e diálogos. Com o uso do blog o educador pode inserir os seus alunos no mundo da leitura, sem necessariamente estarem em sala de aula”. Barros (2005).

 Alunos podem ter em casa materiais diferentes e ao seu gosto para fazerem da leitura algo enriquecedor e prazeroso.

Com o uso do blog, educadores podem tornar suas aulas mais atrativas e diversificadas criando assim, oportunidade diferente para os alunos realizarem leitura e produzirem textos fazendo o educando pensar, opinar, entender e interagir na sociedade atual facilitando assim o processo ensino aprendizagem.

 

 

5-METODOLOGIA


 

Na sociedade tecnológica atual, a leitura é considerada a porta de entrada para a cidadania. É através dela que o homem tem acesso a informações que ampliará o seu conhecimento. Nos tempos modernos, não basta saber ler e escrever, mas sim entender e interagir com as novas formas de socialização. A leitura, discussão e produção de textos serão trabalhadas de forma a desenvolver o senso crítico do aluno, pois o educando será considerado como sujeito ativo na construção de seu conhecimento. Sendo assim, os educandos, através do uso do blog terão em mãos textos e atividades variadas que lhes proporcionará aprendizagem de forma diferenciada e significativa, percebendoque ler não se limita ao livro texto, mas a outras fontes de leitura que favorecem a integração do educando, desenvolvendo prazer em ler e realizar produções de texto.

Para desenvolver esse trabalho, optei por uma abordagem através de pesquisas qualitativas e quantitativas, as quais nos permitirão apreciar o contexto da pesquisa, observando a realidade investigada com a aplicação de questionários e com entrevistas semiestruturadas através de um modelo de análise de dados a ser seguido.

Para se trabalhar com o tema proposto faz-se necessário inicialmente realizar uma sondagem sobre a instituição de ensino e quem são seus alunos, com finalidade de compreender e identificar o nível de leitura e produção textual do educando. A instituição de ensino é a Escola Municipal Raimundo Guimarães do Nascimento _ Anexo, pertencente à rede Pública Municipal, localizada na Rua Joaquim Dantas, n º 70, Situada no município de Rio Real, no Estado da Bahia, supervisionada pela diretora Wgneide Fonseca Góes dos Reis.  A escola funciona nos turnos matutino e vespertino, atendendo alunos do ensino fundamental I e II.    

A partir da sondagem, e buscando atender as expectativas do educando, é que se podem traçar diretrizes para o trabalho.

A diretriz do trabalho nos conduzirá para:

1-        Pesquisa de campo que será realizada a partir de coleta de dados com os discentes das turmas do Fundamental II 6º, 7º Ano e 7ª e 8ª série nas disciplinas de português e Matemática.

2-        Coletar dados através de questionários sobre a falta de interesse na leitura e escrita com os alunos da referida escola.

3-        Pesquisar, através de questionários, por que esses alunos apresentam dificuldade em leitura e produção textual.

4-        Os dados da pesquisa, as respostas dadas aos questionários, serão organizados, analisados, tabulados e serão postados no blog.

 

6-REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS


 


BARROS, Moreno Albuquerque de. Ferramentas informacionais para educação e alfabetização: considerações acerca do uso dos blogs como tecnologia educacional. Disponível em:www.bsf.tehospedo.com.br/ojs/include/getdoc.php?id=16&article=5&mode=pdf.

Acesso em 15/09/2012.

 

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura, Parâmetros Curriculares Nacionais, 1º e 2º Ciclo do Ensino Fundamental. Brasília, 1998.

 

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2000.

 

FERREIRO, Emília. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 1999.

 

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY; Ana, Psicogênese da Leitura e Escrita. Porto Alegre: Artes Médica, 1985.

 

MEDEIROS, Celme Farias. Novo Aquarelinha do Saber. Livro integrado, 5º ano. São Paulo: Editora do Brasil, 2008.

 

PIRES, Diléa. A caminho do letramento: Alfabetização, Belo Horizonte: Formato Editorial, 2004.