domingo, 24 de junho de 2012

Distúrbios de Aprendizagem

Distúrbios de Aprendizagem.
Atividade Reflexiva.
Essa atividade foi desenvolvida para um curso do Portal da Eucação que realizei

Distúrbios de Aprendizagem.


Podemos definir aprendizagem como sendo um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender nada mais é do que o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente.
A aprendizagem depende da motivação, quando a criança está motivada a aprender o aprendizado ocorre normalmente. Muitas vezes o que chamamos de dificuldade de aprendizagem é na verdade dificuldade de ensino. É óbvio que cada indivíduo aprende de forma diferente e quando o que lhe é ensinado não o motiva suficiente a compreensão ou aprendizado não acontece. O aprendizado não acontecendo, de forma que a família, a criança e a escola espera apresentam-se então as dificuldades de aprendizagens. As crianças com dificuldades de aprendizagem precisam ser acompanhadas por um profissional adequado para um acompanhamento e registro da evolução da criança.
Dificuldade de aprendizagem, muitas vezes é chamada de desordem de aprendizagem ou transtorno de aprendizagem, é um tipo de desordem pela qual um indivíduo apresenta dificuldades em aprender efetivamente. São alterações manifestadas por dificuldades na aquisição e uso da fala, leitura, escrita, audição, raciocínio, ou habilidades matemáticas
Essas alterações são disfunções do sistema nervoso central e afetam a capacidade do cérebro em receber e processar informações e podem tornar problemático para um indivíduo o aprendizado tão rápido quanto o de outro, que não é afetado por ela.
As crianças com problemas de aprendizagem podem ter um nível normal de inteligência, visual e auditiva, ou seja, é uma criança normal que se esforça em seguir as instruções, em concentrar-se, e portar-se bem em sua casa e na escola. Sua dificuldade está apenas em captar, processar e dominar as tarefas e informações, e logo a desenvolvê-las posteriormente.
A discalculia, dislexia, disgrafia, disfasia, disortografia, dispraxias, acalculia, alexia, agrafia são alguns problemas que dificultam o processo de aprendizagem alguns são herança genéticas e outros são problemas adquiridos. Atualmente estudiosos tem discutido muito sobre os distúrbios de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário