Música na Educação Infantil.
As atividades de musicalização
permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de
esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro. Weigel e Barreto
afirmam que essas atividades podem contribuir de maneira indelével como reforço
no desenvolvimento cognitivo/ linguístico, psicomotor e sócio afetivo da
criança, da seguinte forma: As atividades musicais coletivas favorecem o
desenvolvimento da socialização, estimulando a compreensão, a participação e a
cooperação. Dessa forma a criança vai desenvolvendo o conceito de grupo. Além
disso, ao expressar-se musicalmente em atividades que lhe deem prazer, ela
demonstra seus sentimentos, libera suas emoções, desenvolvendo um sentimento de
segurança e auto realização. Por isso, é fundamental fazer uso de atividades de
musicalização que explorem o universo sonoro, levando as crianças a ouvir com
atenção, analisando, comparando os sons e buscando identificar as diferentes
fontes sonoras.
A musicalização é um processo de
construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o
gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade,
senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração,
atenção, autodisciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade,
também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
Por isso atividades como cantar fazendo gestos, dançar, bater palmas, pés, são
experiências importantes para a criança, pois elas permitem que se desenvolva o
senso rítmico, a coordenação motora, fatores importantes também para o processo
de aquisição da leitura e da escrita.
A presença da música na educação
dos alunos é de fundamental importância, pois a mesma contribui para o
enriquecimento do ensino possibilitando trabalhar conteúdos e conceitos de uma
forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e
gostam, fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma forma muito mais
prazerosa.
De acordo com o pensamento da
pedagoga e especialista no ensino de música para crianças, Maria Lúcia Cruz,
"A Música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras
linguagens, como a escrita e a oral". Assim, realizar esse tipo de trabalho
ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a capacidade de concentração e a
memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio
matemático. A mesma representa uma fonte de estímulo, equilíbrio e felicidade
pra as crianças. Ela é uma motivação para aprender, pois através dela a criança
descobre um mundo novo ajudando assim a construção do seu conhecimento. Ela
também torna o ambiente mais alegre e favorável para a aprendizagem.
Resumo: A música na
educação infantil é uma motivação para aprender, construir, compartilhar o que
sabe e criar. Ela estimula a imaginação e a criatividade em buscas de
descobertas, permite a criança desenvolver a memória, a atenção, o respeito, e
a comunicação com o próximo, representa troca de experiência e tem grande
importância no seu desenvolvimento auditivo, sensorial, da fala e motor.
Referencias Bibliográficas:
BARRETO,
Sidirley de Jesus. Psicomotricidade:
educação e reeducação. 2. ed. Blumenau: Acadêmica, 2000.
WEIGEL,
Anna Maria Gonçalves.Brincando
de Música: Experiências com Sons, Ritmos, Música e Movimentos
na Pré-Escola. Porto Alegre: Kuarup, 1988.
Educação Musical no Terceiro mundo: Função, ....
Músicana Educação Infantil. São
Paulo: Peirópolis, 2003. SWANWICK, Keith. ... SIZIGAN, Geraldo de Oliveira
e Maria Lúcia Cruz..1-Ouça
a músicacom as
crianças e realize o movimentosonoro.
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