terça-feira, 26 de junho de 2012

Projeto Educação Infantil: Dia do Circo.


Dia do Circo.


                                                             

       
Apresentação:

Possibilitar o trabalho de desenvolvimento da Língua Oral e Escrita com noções presentes no cotidiano das crianças, bem como levá-las a descobrir suas próprias estratégias desenvolvendo sua autoconfiança ao lidar com conceitos matemáticos.
Através do mundo mágico o circo, a criança ampliará sua construção de conhecimento sobre leitura e escrita.

Justificativa:

Na Educação Infantil, devemos promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
Resolvemos aliar o desenvolvimento dessas competências ao projeto sobre o circo para que as crianças resgatem um pouco da história desse mundo tão mágico de forma que aprendam gerando prazer pelas novas conquistas adquiridas.
Objetivos:

· Conhecer a história do circo;
· Conhecer o circo e suas atribuições;
· Identificar personagens do circo e suas atrações;
· Conhecer a função de cada personagem do circo;
· Conhecer a linguagem usada no circo;
· Saber como vivem as crianças que moram no circo;
· Representar papéis referentes aos personagens do circo;
· Dramatizar movimentos dos personagens do circo;
· Imitar animais circenses;
· Participar de brincadeiras relativas ao circo;
· Cantar músicas de circo;
· Participar de trabalhos de movimento corporal, imitando personagens circenses;
· Valorizar o circo como uma grande expressão cultural;
· Respeitar o trabalho dos personagens do circo;
· Respeitar os animais que fazem parte do circo;
· Saber trabalhar em grupo;
· Saber ouvir e esperar a sua vez para falar;
Atividades a serem trabalhadas:
· Cantar músicas referentes ao tema;
· Elaborar textos referentes ao tema;
· Pesquisas;
· Confecção de cartazes;
· Recorte e colagem;
· Dobraduras;
· Conversas informais;
· Leitura de poesias;
· Dramatização de palhaços
· Leitura de história sobre o tema;
· Bingo
· Carta enigmática
· Fantoche
· Modelagem;
· Desenho e pintura;
· Dança;
· Pequenos jogos;
· Dramatização;
· Assistir ao filme "Patati e Patata";
· Oficina de sucata: Confecção de um palhaço;
· Jogo da memória com figuras circenses.
· Desenhar e apreciar cenas de circo.
· Produção de texto através de figuras sobre o circo
Avaliação:

O desenvolvimento deste projeto será considerado satisfatório se o grupo apresentar interesse durante a apresentação das atividades, e que essas sejam gostosas e contribuam para a mudança de comportamento através de um aprendizado significativo.

Culminância:


Apresentação realizada para a comunidade escolar e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, com brincadeiras, músicas do circo, imitação de palhaços, mágicas, etc.

Um comentário: